03/02/2019

NOTA DE PESAR DO PROMOTOR DE JUSTIÇA VITORIENSE WASHINGTON CANTANHEDE, ETERNO ALUNO DO MONSENHOR SÉRGIO IELMETTI:

Em meu nome e em nome dos meus pais, hoje idosos e enfermos, manifesto público pesar pelo falecimento de um dos maiores benfeitores que Vitória do Mearim já conheceu: o sacerdote Italiano Sérgio Ielmetti, que dedicou 50 dos quase 90 anos da sua existência missionária à catequese cristã e ao desenvolvimento social do povo vitoriense.
Sou muito grato a Deus pela convivência que me permitiu ter com esse grande cidadão italo-brasileiro durante toda a minha vida, mais intensamente nas minhas infância e adolescência e, desde o ano 2000, como confrade da Academia Arariense-Vitoriense de Letras.
Com ele aprendi muitas lições. A maior delas foi a de que não somente é cristão dar o peixe, mas igualmente ensinar a pescar, a fim de que os seres humanos sejam livres de amarras que possam escravizá-los.
Nunca me esqueci e jamais me esquecerei da sua importância na minha vida a na vida da minha geração, notadamente daquela turma de pouco mais de 30 alunos que, pela primeira vez, conseguiram em 1977, no Instituto Nossa Senhora de Nazaré, que ele revitalizou e expandiu, concluir o segundo ciclo do antigo 1o Grau, hoje Ensino Fundamental, que ele mesmo criara. Essa turma, cuja grande parte, na qual me incluo, estudou no Instututo desde a 1a. série primária, prestou-lhe o tributo devido em setembro do ano passado, assentando no pátio do colégio a sua efigie metálica. Conseguimos, felizmente, dar-lhe as flores em vida.
Sinto-me muito grato, repito, por ter colhido frutos das sementes que Monsenhor Sérgio Ielmetti plantou no solo fértil da Vitória. E honrado por ter ele feito parte da minha vida.
Vereador, homenageei-o com a proposta, aprovada, de conceder-lhe o título de cidadão vitoriense, em 1989.
Passados 30 anos desde então, começo a prestar-lhe agora as devidas homenagens póstumas.
Descanse em paz, querido amigo, mentor e benfeitor Padre Sérgio Ielmetti!

Washington Cantanhede ao lado da efígie que a sua turma do Instituto Nossa Senhora de Nazaré mandou erigir em homenagem ao Padre Sergio, inaugurada no dia 06.09.2018.
Turma do Instituto Nossa Senhora de Nazaré do ano de 1977 com o Pe. Sérgio Ielmetti.

Inauguração da esfinge de Pe. Sérgio

0 comentários :

Postar um comentário